segunda-feira, 28 de março de 2016

Juvenis: G.D.Alfarim 2 X Charneca da Caparica FC 2

A 20.ª Jornada do Campeonato Distrital de Juvenis da 1.ª Divisão teve lugar no passado dia 20 de março, no Complexo Desportivo de Alfarim, com inicio pelas 10h36 da manhã, tendo o resultado final ficado saldado num empate a 2 bolas.
Os pupilos do Mister Marco Dias receberam esta semana a formação do Charneca da Caparica Futebol Clube, grupo com o qual na primeira mão tínhamos perdido por 4 bolas a 2 e que se encontra, neste momento a meio da tabela, ou seja 7 lugares à nossa frente.
Foi precisamente o visitante que inaugurou o marcador, num remate de sorte para quem marcou e azar para quem sofreu...uma bola que bate na trave e que acaba por entrar na baliza do Alfarim, esta semana defendida por João Cruz, atleta do escalão de Iniciados, que substituiu Simão Marques, ausente por lesão.
6' depois o Alfarim chega à igualdade, na sequência da marcação de pontapé livre, apontado por Fernando Veríssimo, um remate certeiro e eficiente, tão oportuno e bonito de se ver que assim à distância até parece fácil! 
Cerca de 14' depois, novamente o visitante consegue penetrar nas redes do Alfarim, passando para a frente do marcador.
Rumamos assim ao intervalo, com o marcador em desvantagem, mas com uma primeira parte do desafio bem disputada e esperança, pelo menos da parte da assistência, de que seria possível inverter o resultado.
Na segunda parte do jogo a formação do Alfarim entrou mais "morna", acusou algum cansaço, conseguindo ainda assim alguma pressão sobre o adversário, tanto que aos 18', Paulinho marcaria o 2.º golo da manhã, atingindo assim o empate a 2 bolas, resultado que se manteve até ao apito final.
Em resumo, um jogo em que se mostrou alguma evolução em comparação com a primeira fase, sendo que, no entanto, se poderia ter chegado mais longe. Continua a existir um défice na construção das jogadas de grupo, alguma dificuldade na triangulação do esférico e ainda a necessidade de "abrir" mais a visão de jogo, procurar e sobretudo acreditar em quem muitas vezes está ali ao lado e pode e deve contribuir para a finalização das jogadas.
Nota positiva ao guardião João Cruz, que sendo do escalão inferior e não estando habituado ao grupo, se mostrou à altura do desafio.
A todos os atletas, parabéns pelo esforço e desempenho!
Anabela Pinto Coelho

FUTEBOL: Mapa de 2 e 3 de Abril de 2016


18º Torneio de Futebol de 7 - Páscoa 2016 - Sub-13 e Sub-11 - Resultados

 Realizou-se nos dias 25 e 26 de Março de 2016, o XVIII Torneio de Futebol de 7, Páscoa 2016, Sub-13 e Sub-11, contamos com as seguintes equipas  além do GD Alfarim, em Benjamins: GC Corroios, CD Cova Piedade, AD Quinta do Conde, Sonho XXI, CP Flecha Negra e em Infantis: AD Oeiras, GC Corroios, EF Luvas Pretas e obtiveram os seguintes resultados:


RESULTADOS DE 6ª FEIRA, 25-03-16

BENJAMINS SUB-11:
GD Alfarim - GC Corroios, 0-2;
CD Cova Piedade - ADQC, 2-0;
GC Corroios - Sonho XXI, 0-1;
ADQC - CF Flecha Negra (ESP), 0-5;
Sonho XXI - GD Alfarim, 4-0; 

CF Flecha Negra (ESP) - CD Cova Piedade, 1-0


INFANTIS SUB-13:
AD Oeiras - GCCorroios, 11-0;
GD Alfarim - EF Luvas Pretas, 3-1;
GD Alfarim - AD Oeiras, 0-5;
EF Luvas Pretas - GC Corroios, 3-1



RESULTADOS FINAIS, 26-03-2016

BENJAMINS SUB-11:
3-1 | GD Alfarim - ADQC (5º / 6º lug)
4-5 | CD Cova Piedade - GC Corroios (3º / 4º lug)
4-0 | CF Flecha Negra - Sonho XXI (FINAL)















5º Lugar - GD Alfarim




















INFANTIS SUB-13:
9-0 | GD Alfarim - GC Corroios
0-7 | EF Luvas Pretas - AD Oeiras
8-0 | EF Luvas Pretas - GC Corroios (3º / 4º Lug)
2-1 | GD Alfarim - AD Oeiras (FINAL)


segunda-feira, 14 de março de 2016

FUTEBOL: Mapa de jogos de 19 e 20 de Março de 2016


FUTEBOL: 5º Encontro Distrital de Traquinas

Realizou-se no passado sábado dia 12 de Março, o 5ª Encontro Distrital de Traquinas no Campo Madalena, Rosário - Moita, do Maritimo Rosarense,  e as nossas equipas de Traquinas participaram e obtiveram os seguintes resultados:

Traquinas A: Miguel Pereira, Henrique Ezequiel, Bernardo Bravo, Rodrigo Verissimo, Frederico Correia, Afonso Rodrigues, Ian Rodrigues, Rafael Vidal

- Maritimo Rosarense "A" 2-3 GD ALFARIM A (Bernardo Bravo - 2, Rodrigo Veríssimo)
- GD ALFARIM "A" 1-4 Vasco Gama AC (Ian Rodrigues)
- FC Barreirense "A" 0-2 GD ALFARIM "A" (Henrique Ezequiel- 2)
- GD ALFARIM "A" 2-2 Estrela Santo André (ACRD) (Bernardo Bravo, Henrique Ezequiel)








Traquinas B: Rodrigo Ribeiro, Mário Glória, Duarte Pereira, Gonçalo Bomba, Martim Sousa, Gonçalo Farinha, Guilherme Teixeira, Lourenço Verissimo

- GD ALFARIM "B" 0-1 Estrela Santo André (ACRD)
- GD ALFARIM "B" 2-1 AD Samouquense (Gonçalo Bomba, Guilherme Teixeira)
- GD ALFARIM "B" 1-0 CR O Grandolense (Gonçalo Bomba)
- GD ALFARIM "B" 1-1  AD Luvas Pretas "B" (Mário Glória)






FUTEBOL: Resultados de 12 e 13 de Março de 2016


Juvenis: G.D. Alfarim 2 X C.D. Pelezinhos 3

Teve lugar no passado domingo, dia 13 de março, a 19.ª jornada do Campeonato Distrital de Juvenis da 1.ª Divisão, tendo o Alfarim recebido os vizinhos Sadinos do Clube Desportivo os Pelezinhos.
Eram 10h32 da manhã quando o juiz da partida fez soar o apito que daria inicio à partida, uma manhã de sol radioso, que podia ter, com toda a certeza, ter corrido melhor.
Mais uma vez, por impedimento profissional do Mister Marco Dias, os atletas do Alfarim foram acompanhados e orientados pelos técnicos João Ribeiro e Ricardo Dias, a quem, desde já, agradecemos a disponibilidade e dedicação.
Foi precisamente a formação anfitriã que teve a alegria de inaugurar o marcador, na sequência de grande penalidade, sofrida por Guilherme Vidal e cobrada com mestria por Rui Cláudio, um lance que lançou alguma tensão entre a assistência uma vez que se considerou que sendo a falta cometida pelo guarda-redes sobre o avançado, deveria, para além da grande penalidade assinalada, também ter sido aplicada uma sanção de cartão, no mínimo amarelo.
No entanto para tais decisões está em campo a equipa de arbitragem a quem devemos obviamente respeitar as decisões, por muito que possamos discordar delas. Os esclarecimentos podem sempre ser solicitados por quem de direito, com civismo e correção e no momento certo.
Na segunda parte do jogo, e passados 10', os visitantes chegam ao empate. 16' depois, novamente Rui Cláudio, na sequência do passe bem feito por Rodrigo Marques, volta a colocar o Alfarim na frente do marcador, levando ao rubro a assistência.
A alegria viria a durar pouco tempo, 5' depois, chega-se novamente ao empate, e matematicamente volvidos outros 5' os Pelezinhos marcam o terceiro golo da manhã e definem assim o resultado final.
Antes de terminada a partida Igor Correia viu ser-lhe mostrada a cartolina vermelha, fruto de incorreção verbal.
Um jogo em que se podia e devia ter feito mais e melhor, em que também é certo que a equipa de arbitragem não esteve no seu melhor e que obviamente determinadas decisões são muitas vezes determinantes para o desenrolar da partida, mas para superar tudo isso está lá o 11, e é o 11 que tem que resolver, é o 11 que é responsável, é o 11 que tem, de uma vez por todas, de compreender que só se ganham jogos de futebol com 11.
Parece-me que está na altura de fazer alguma reflexão, pensar e decidir se queremos mesmo jogar futebol, porque se o gosto é só a bola, há mais desportos em que não são precisos 11 jogadores.
Desculpem a ousadia das minhas palavras mas parece-me que às vezes todos nós precisamos de um "abanão" para assentar os pés no chão e perceber o que se quer afinal.
Quanto à excessiva "emoção" da assistência, meus amigos, é melhor começar a tomar um chá antes dos desafios de futebol, porque os nossos filhos precisam é de apoio e motivação, e as más atitudes ficam sempre para quem as pratica, não queiram passar para os vossos filhos esse tipo de pressão, motivem-nos pela positiva, incentivem a prática do desporto saudável para o corpo e para a mente e não se esqueçam que comportamento gera comportamento, e muito sinceramente por mais revolta que se sinta por decisões injustas e incorretas, pensem lá um bocadinho, por favor, será que vale a pena chegar a tanto?
Deixo-vos com as palavras do poeta, que vos sirvam de inspiração e alento:
 "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.” (Fernando Pessoa)
Anabela Pinto Coelho

quarta-feira, 9 de março de 2016

Juvenis: Amora F.C. 2 X G.D. Alfarim 0

A equipa de Juvenis do Grupo Desportivo de Alfarim deslocou-se no passado domingo, dia 6 de março, ao campo da Medideira, onde defrontou a formação do Amora Futebol Clube, perdendo por 2 bolas a 0.
A partida teve inicio pelas 9H09 da manhã e foi ao minuto 30 que o anfitrião inaugurou o marcador. Na sequência da marcação de pontapé de canto, Simão Marques ainda toca o esférico, não conseguindo, no entanto, afastá-la eficazmente, tendo-se assim concretizado o primeiro golo do desafio.
Para este jogo as expectativas não eram altas, seria, tudo assim o indicava, um jogo difícil, em que dentro das quatro linhas se iriam defrontar precisamente o primeiro e o último classificados neste campeonato.
Assim sendo irmos para o intervalo a perder por 1 bola a 0, golo que como já foi dito, só foi marcado aos 30' do jogo, foi deveras positivo e motivador para os jovens do Alfarim, esta semana acompanhados por João Ribeiro e Ricardo Dias.
Na segunda parte do desafio, o Alfarim continuou a aguentar bem a pressão do primeiro classificado, com uma tática predominantemente defensiva, teve ainda assim algumas oportunidades de chegar às redes no anfitrião. Foi sensivelmente aos 38' desta segunda metade que os jovens do Amora marcaram o segundo golo da manhã, definindo-se o resultado final em 2 bolas a 0.
Pese embora o resultado negativo, foi de cabeça erguida que rumamos a casa, com a certeza de que se trabalhou muito e se lutou até ao último minuto.
Um jogo com muita atitude.
Parabéns!
 
Anabela Pinto Coelho