sábado, 30 de janeiro de 2016

TRADIÇÕES: CAVALHADAS E CEGADAS






Fotos: alfarimgossip.blogspot.com

O Largo das Forças Armadas, em Alfarim, recebe as tradicionais Cavalhadas, na terça-feira de Carnaval, atividade que recria tradições medievais que testavam a perícia dos cavaleiros.


Vídeo: Rui Francisco 

O concelho de Sesimbra é dos poucos locais que ainda mantém viva a tradição das Cegadas. 

Um costume típico das zonas rurais, que se realiza há mais de 100 anos. Manifestações carnavalescas, onde os costumes e os acontecimentos mais marcantes da sociedade são criticados, ao estilo das antigas canções de escárnio e mal-dizer. 

Os grupos de cegantes, constituídos exclusivamente por homens, cantam em verso, acompanhados por guitarras portuguesas, e no final da encenação pedem donativos ao público.

Mário Pinhal

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

PATINAGEM: Testes Nacionais Nível 5


FUTEBOL: Mapa de jogos de 30 e 31 de Janeiro de 2016


FUTEBOL: Resultados de 23 e 24 de Janeiro de 2016


Juvenis: G.C. Corroios "A" 2 X G.D. Alfarim 1

A 13.ª jornada do campeonato distrital de juvenis foi disputada no passado dia 17 de janeiro e foi em casa do Ginásio Clube de Corroios que a formação do Alfarim foi recebida, numa partida com inicio às 9h03 e cujo resultado final foi de 2 bolas a 1, a favor do anfitrião.
Foi precisamente o Corroios que inaugurou o marcador na sequência de grande penalidade apontada sobre Guilherme Vidal, numa decisão, que se respeita mas que deixa, no entanto, algumas dúvidas.
Foi com o marcador no 1 a 0 que rumamos ao intervalo, confiantes que haveria tempo e capacidade para dar a volta por cima, uma vez que a partida estava equilibrada.
No entanto foi novamente o Corroios que mais uma vez chegou à baliza do Alfarim, marcando o segundo golo da manhã, sensivelmente aos 15' da segunda parte.
Cerca de 16' depois, Gonçalo Manuel acaba por abandonar o desafio quando vê a segunda cartolina amarela, ficando o Alfarim com menos 1 jogador em campo.
Apesar da desvantagem e de toda a pressão ainda se conseguiu marcar, diminuindo a desvantagem do marcador, desta feita também de grande penalidade, falta sofrida pelo atleta Rodrigo Marques que na cobrança da mesma marcaria assim o único golo da manhã.
Já depois do apito final Rodrigo Marques é também penalizado com cartão vermelho.
No passado domingo não houve jogo, sendo que no próximo se inicia com a 14.ª jornada a segunda mão do campeonato onde desejo que o Grupo Desportivo de Alfarim consiga mostrar atitude positiva, organização, disciplina e camaradagem, porque acredito no valor dos nossos jogadores, no trabalho da equipa técnica e juntos, com garra e determinação vamos mostrar que merecemos outra classificação.
Força Equipa! Força Alfarim!
 
Anabela Pinto Coelho

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Juvenis: G.D.Alfarim 1 X G.D.Sesimbra 2

A equipa de Juvenis do Grupo Desportivo de Alfarim recebeu no passado domingo, dia 10 de Janeiro, a formação do Grupo Desportivo de Sesimbra, saldando-se o resultado em 1 bola a 2.
Num jogo que se adivinhava intenso pela disputa de pontos dos clubes vizinhos, acabou por ser um desafio que, apesar de bem disputado, se apresentou algo morno.
À semelhança do que já aconteceu com varias outras formações, o adversário chega ou recebe o Alfarim pensando sempre em vitórias fáceis, no entanto se é verdade que vitórias é que coisa que já não sentimos o sabor desde há muito tempo, por outro lado também é certo que as vitórias que nos "arrancam" não têm sido assim tão fáceis de alcançar!
Ou seja, este ano efetivamente a época não tem corrido bem mas à exceção de um ou outro desafio, quase todos têm sido muito bem disputados deixando-nos invariavelmente um gostinho amargo na boca...porque, quase sempre, se perde pela margem mínima.
Esta semana, não foi exceção, esperava-se um grande derby, pela rivalidade histórica entre os dois clubes do concelho, o Sesimbra chegou confiante e a mais do que o Alfarim, mostrou, sobretudo, troca de bola e um coletivo mais coeso.
Foi precisamente o Sesimbra que, aos 10', inaugurou o marcador num golo em estilo onde a linha defensiva do Alfarim se deixou simplesmente...ficar...
4' depois o visitante volta a marcar aumentando assim a distância entre as duas formações.
18' passados, mesmo a chegar ao intervalo, foi a vez do Alfarim, merecidamente, reduzir a desvantagem, e foi Guilherme Vidal o responsável pela alegria, num golo oportuno e bem conseguido!
A segunda parte foi disputada quase toda debaixo de intensa chuva, já não se marcaram mais golos e ainda não foi desta que saímos vencedores.
Do muito que se fez e do muito que se poderia fazer, esta semana e contrariamente ao costume, vou tomar a liberdade de elogiar o trabalho do atleta Igor Correia, esta semana envergando a braçadeira de Capitão, mostrou-se com uma motivação e garra acima do normal fazendo um excelente desafio.
A todos, pelo esforço, Parabéns!

Anabela Pinto Coelho