Grupo Desportivo de Alfarim 17 anos online, desde 13 de abril de 2000

FUTEBOL: Mapa de jogos de 4 a 12 de Abril de 2015


FUTEBOL: XVII Torneio de Futebol Infantil – Páscoa 2015






 






FUTEBOL: Resultados


GINÁSTICA ACROBÁTICA: GALA PRIMAVERA - ESTRELA SANTO ANDRÉ


No passado dia 28 de Março as ginastas das Classes Pré e Competição de Ginástica Acrobática do nosso Clube, participaram na Gala Gímnica de Primavera - Estrela de Santo André.
A nossa deslocação até este evento foi uma verdadeira aventura familiar, pois alugamos um autocarro e, em estilo de excursão familiar, lá fomos nós até Santo André – Sines.
Neste evento apresentamos o nosso Esquema Especial Raparigas, com um total de 20 ginastas, num delicioso trabalho de grupo.
Queremos apenas deixar um beijinho e votos de rápidas melhoras à nossa Ginasta Ana Maria Tavares, que se magoou na execução de um elemento técnico durante a apresentação do esquema de grupo.
Gostaríamos de deixar o nosso agradecimento à organização deste evento, que nos recebeu de uma forma muito calorosa e gentil, o que já vem sendo um hábito e, também a forma pronta e eficaz com que socorreu a nossa ginasta lesionada, fazendo com que atenuasse e muito as mazelas oriundas da lesão.



FUTEBOL: 5º Encontro Distrital de Petizes

Os nossos Petizes participaram no 5º Encontro Distrital no dia 28 de Março de 2015, no campo do Zambujal - Sesimbra (ACRUT Zambujalense) e obtiveram os seguintes resultados e os respetivos marcadores:

Atletas: Rodrigo Ribeiro, Gonçalo Bomba, Tomás Rocha, Lourenço Veríssimo, Mário Glória, Simão Campaniço, Henrique Ezequiel, Daniel Silva.

G.D.A. 3-0 Fusco ( Henrique Ezequiel 2, Mário Glória)

G.D.A. 3-0 Alcochetense B (Henrique Ezequiel 2, Gonçalo Bomba)

G.D.A. 3-0 Sonho XXI ( Henrique Ezequiel 3)

G.D.A. 1-2 Quintajense ( Henrique Ezequiel )

Iniciados: G.D.Alfarim 1 X União Sport Clube 4

No passado domingo, dia 22 de março, os Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim receberam a formação do União Sport Clube, equipa oriunda de Santiago do Cacém, saldando-se o resultado em 1 bola a 4.
Foi precisamente o visitante que aos 8’ inaugurou o marcador, sendo que 15’ depois e na sequência de pontapé de canto, marcou o segundo golo da manhã.
Durante toda a primeira parte, a equipa da casa, embora com saldo negativo no marcador, contabilizou uma notável posse de bola, criando algumas oportunidades de golo que ficaram, invariavelmente, todas por concretizar.
Na segunda parte do desafio e contrariando o habitual, o Alfarim entrou com mais ritmo, impôs alguma velocidade nas jogadas de contra-ataque mas, mais uma vez, muito ficou por fazer.
A construção tática mais defensiva apresentada esta semana, permitiu aguentar o resultado ainda durante algum tempo e foi aos 22’ deste segundo momento de jogo que o União concretizou o seu 3.º golo.
8’ depois, o Alfarim reduz a desvantagem com golo da autoria de Filipe Costa que, acabado de entrar no jogo, mostrou-se oportuno na desmarcação e eficiente no remate, arrancando um entusiástico e emocionado aplauso à assistência azul e amarela!
1’ volvido e já o visitante marcava o 4.º, definindo assim o resultado final.
Em jeito de conclusão, só alguns breves reparos: continuamos a ter alguma permeabilidade na linha defensiva e a sofrer a maioria dos golos na sequência de pontapé de canto, assim como um grande défice de remate à baliza, quer seja porque o meio campo não progride o suficiente até à linha da frente ou, talvez, porque a linha da frente se mantém insegura em atacar.
Em época de férias escolares, os treinos continuam e este domingo a competição lá estará à vossa espera, então vamos ao trabalho, porque sem esforço nada se consegue.

Boa semana! 

Anabela Pinto Coelho

GINÁSTICA ACROBÁTICA: GALA GIMNICA ESA


FUTEBOL: Mapa de jogos de 28 e29 de Março de 2015


FUTEBOL: Resultados



Iniciados: ADQC 7 X G.D. Alfarim 0

Os Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim deslocaram-se no passado dia 15 de março às instalações da ADQC, para mais uma jornada desta segunda volta do campeonato, saldando-se o resultado numa pesada derrota de 7 bolas a 0.
A partida agendada para as 9h00 da manhã teve o seu início com um ligeiro atraso de 2 minutos e foi logo ao 4’ de jogo que o anfitrião inaugurou o marcador.
Apesar do visível descontrolo da equipa de Alfarim, que se apresentou desconcentrada e pouco focada no jogo, o resultado manteve-se estável até ao intervalo.
As primeiras substituições no início da segunda parte deram oportunidade à atleta Iris Folques, do escalão de Infantis, que esta semana nos acompanhou, de se estrear no futebol de 11 por forma a se ir inteirando das diferenças entre um e outro escalão uma vez que na próxima época já subirá aos Iniciados.
Outra das substituições assistidas mais à frente foi a do atleta Ricardo Parada, também ele do Escalão de Infantis e que, à semelhança da Iris, se estreou esta semana no futebol 11.
Esta última parte do desafio foi iniciada com o segundo golo da formação quintacondense que, logo ao 1’, marcou o seu segundo golo da manhã. E se na primeira parte se jogou pouco, nesta segunda o que se jogou foi mesmo quase nada… A ADQC mostrou uma boa estrutura, boa forma física e boa posse de bola, passes longos e receções eficientes que fizeram a bola entrar 7 vezes nas nossas redes.
A nossa equipa, aquela que eu acredito tem valor, muito mais do que o pouco que tem mostrado, tem obviamente um longo e árduo trabalho pela frente, isto claro está se todos aqueles que a compõem a isso estiveram dispostos.

Eu continuo a acreditar e sempre, sempre, sempre a apoiar os Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim, porque juntos somos grandes!

Anabela Pinto Coelho

Iniciados: G.D.Alfarim 2 X C.C.D.Brejos de Azeitão 4

Algumas considerações sobre Fair Play



Esta semana escrevo-vos sobre o conceito cada vez mais falado e, no entanto, nem sempre bem interpretado e que dá pelo nome de Fair Play.
Não há jogo, campeonato ou torneio, seja de que modalidade for, mas especialmente no futebol, em que não se aborde com “pompa e circunstância” o Fair Play, tanto é que a somar aos tradicionais cartões amarelo e vermelho surge agora o cartão branco, que vem exatamente premiar o Fair Play.
Mas afinal o que é o Fair Play?
É um estrangeirismo que no original, em Inglês, significa “jogar legal”, ou seja dentro das normas e do regulamento.
Rapidamente o conceito foi alargado a comportamentos dentro do campo que demonstrem nomeadamente amizade, respeito e espírito desportivo, vendo-se assim ampliado a mais do que comportamentos passando a impor-se antes como um modo de pensar.
Entendo assim o Fair Play como muito mais do que dar a mão ao adversário, depois deste ter caído, apertar a mão num pedido de desculpa ou uma ou outra palmadinha nas costas, mais do que tudo isto – que também é importante, e muito – o Fair Play deve vir de dentro.
Assim o conceito abrange também a atitude positiva com que se entra em campo, a luta por ganhar pontos sem prejudicar o adversário – sendo que obviamente em qualquer jogo haverá sempre um vencedor e um vencido – respeitar-se a si próprio não se deixando manipular por condutas incorretas, respeitar os colegas, os adversários e os técnicos e entender este conjunto como indispensável ao resultado.
Não se joga sozinho, precisamos de 11, não se joga contra ninguém, precisamos de adversário…e temos obviamente de contar com a presença da equipa de arbitragem que serve exatamente para corrigir as falhas e fazer cumprir as regras.
Todos falhamos, também é natural, faz parte da natureza humana e faz parte do crescimento aprender com os erros de hoje para fazer melhor amanhã. Ter consciência de que não sabemos tudo e que a partilha é sempre positiva, em suma ter espírito aberto para aprender e humildade para acatar as consequências dos nossos erros.
video
Fotografias gentilmente cedidas por Tiago Marques 

O desafio do passado dia 8 de março foi disputado nas nossas instalações frente ao Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão e o resultado foi de 2 bolas a 4.
Foi o Alfarim que inaugurou o marcador logo no primeiro minuto de jogo com golo da autoria de Pedro Jesus. O Segundo golo da equipa anfitriã foi da autoria de Leonardo Ribeiro, já perto do apito final.
Salienta-se a atitude positiva do coletivo, que entrou bem em campo e lutou com garra até ao ultimo minuto, e tendo em conta que, durante a maior parte da partida, se jogou com menos um elemento, foi assim bastante relevante todo o desempenho. Parabéns!

Anabela Pinto Coelho

Condolências

Faleceu o Sócio n.º 1, Sr. José Fortunato Fernandes Costa.
A Direção do Alfarim endereça aos seus familiares e amigos, o mais sentido pesar, neste momento de dor!
Que descanse em paz!

FUTEBOL: Mapa de jogos de 21 e 22 de Março de 2015


FUTEBOL: 5º Encontro Distrital de Traquinas - resultados

No sábado dia 14 de Março decorreu no Campo da Brejoeira - Brejos Azeitão (CCD Brejos Azeitão) todo o dia o 5º Encontro Distrital de Traquinas, onde o nosso clube participou com duas equipas "A" e "B".
Os nossos jogos realizaram da parte da manhã e obtivemos os seguintes resultados:

Equipa "A": André Ramos, Gabriel Cristovão, Lourenço Narciso, Martim Dias, Rafael Teixeira, Simão Rodrigues, Simão Caiado

FC Barreirense "A" 0-1 GD Alfarim "A" (Simão Rodrigues)

GD Alfarim "A" 0-3 UF Comércio Indústria "A"

Estrela St. André 0-2 GD Alfarim "A" (Martim Dias, Lourenço Narciso)

GD Alfarim "A" 3-0 GD Alcochetense "A" (Martim Dias- 2, Lourenço Narciso)



Equipa "B": António Graça, Bernardo Bravo, Daniel Miranda, Filipe Botas, Guilherme Cunha, Guilherme Crespo, Marco Santos, Rafael Vidal, Tiago Pinhal

GD Alfarim "B" 0-1 AD Luvas Pretas

GD Alfarim "B" 2-2 UF Comércio Indústria "B" (Guilherme Crespo, Bernardo Bravo)

FC Barreirense "B" 1-3 GD Alfarim "B" ( Guilherme Crespo, Bernardo Bravo, Filipe Botas)

GD Alcochetense "B" 0-3 GD Alfarim "B" (Guilherme Crespo,  Bernardo Bravo, Filipe Botas)

FUTEBOL: Resultados


FUTEBOL: 5º Encontro Distrital de Traquinas


PATINAGEM: TESTES DE INICIAÇÃO E DE DISCIPLINA


FUTEBOL: Mapa de jogos de 14 e 15 de Março de 2015


FUTEBOL: Resultados


PATINAGEM: PARABÉNS aos nossos atletas da Patinagem, a TAÇA APS 2015 é nossa.

  No dia 8 de Março, no Pavilhão da Charneca da Caparica, os nossos atletas da Patinagem: Diogo Ferreira, Carolina Cabo, Nuno Rodrigues, Beatriz Gonçalves, Catarina Mendes, Rita Rodrigues, Beatriz Lopes Viegas, Ana Patricia Rodrigues e Leonor Chambel, participaram na 19ª Taça APS e ganharam.


Iniciados: G.D.Alfarim 0 X G.D. Os Amarelos 4

O lado "B" do Futebol
O que tem o futebol de diferente e singular que o torna quase um motor que faz mexer multidões, que arrasta verdadeiras legiões de fãs por todo o mundo?
Do cantinho mais recôndito às grandes metrópoles, por todos os cantos do mundo, novos e velhos, letrados e iletrados, todos reconhecem os jogadores como verdadeiros ídolos e consequentemente um exemplo de vida para os mais jovens.
Não sendo sequer a actividade desportiva mais antiga, pensa-se que remonta ao século III A.C., é, no entanto, reconhecida como Desporto Rei.
Para alguns mais do que um desporto é quase uma filosofia de vida, existindo quase quem coma, beba e respire futebol!
Símbolo de masculinidade, é no futebol que os pais querem ver os seus filhos, perseguindo com eles um sonho que muitas vezes ficou pelo caminho.
A disputa entre clubes, por seu turno, é dos principais temas de conversa entre indivíduos do sexo masculino que, encarnando o papel de verdadeiros treinadores desenham as táticas infalíveis para vencer o adversário!
A evolução dos tempos veio mostrar que o futebol não é só para homens e assiste-se hoje a uma franca ascensão da modalidade na vertente feminina.
Continua, no entanto, a ser encarado, como um desporto para duros, olhando-se muitas vezes os atletas como autênticos guerreiros, qual gladiadores numa arena Romana!
Esta dureza origina por vezes alguns episódios menos saudáveis, menos bonitos e que em nada abonam pontos para o desporto rei. É feio quando vemos atletas de alta competição cometer infracções graves como são as agressões gratuitas e desnecessárias, que não levam a nada nem a lado nenhum, quer sejam físicas ou verbais. Grave é também assistir às movimentações de alguns grupos organizados que, sob a capa do apoio incondicional ao clube, cometem as maiores atrocidades…é grave, é feio, é lamentável.
Bonito e bom é sair de casa, com sol ou com chuva, para apoiar a equipa do nosso coração e fazê-lo de forma desinteressada.
Apoiar e acreditar até ao fim, mesmo nas condições mais adversas, e então quando se trata de escalões de formação, este – como alguém lhe chamou e bem! – este lado B do futebol, vale mesmo a pena!
Vale a pena vê-los crescer, vale a pena estar presente, vale a pena os cumprimentos pela manhã, vale a pena as lágrimas que às vezes já nos (me) envergonham, porque a vida é mesmo assim: feita de pequenos momentos que nos ensinam a crescer e a criar laços fortes e duradouros que dificilmente se irão desmanchar.
Esta semana os Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim receberam os Amarelos da vizinha cidade de Setúbal, o resultado foi negativo, perdemos por 4 bolas a 0.
Mas mesmo assim, valeu a pena, nem que tenha sido para ver o Bruno Correia jogar como ainda não tinha jogado este ano…parabéns!
Este é afinal o lado B do futebol, o lado bom, aquele que vale sempre a pena!

video
Fotografias gentilmente cedidas por Tiago Marques

Anabela Pinto Coelho  

FUTEBOL: O GD ALFARIM deseja a todas as mulheres, um Feliz Dia da Mulher


PATINAGEM: 19ª Taça APS


FUTEBOL: Mapa de jogos de 7 e 8 de Março de 2015


FUTEBOL: Resultados


Complexo Desportivo de Alfarim Complexo Desportivo de Alfarim Complexo Desportivo de Alfarim Complexo Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim
 
 
 
 
Copyright © 2007-2016. Grupo Desportivo de Alfarim - Todos os direitos reservados
Blog criado e actualizado por Mário Pinhal | Colaborações: Branca Vidal e Anabela Pinto Coelho