Início » , » Iniciados: G.D.Alfarim 2 X C.C.D.Brejos de Azeitão 4

Iniciados: G.D.Alfarim 2 X C.C.D.Brejos de Azeitão 4

Algumas considerações sobre Fair Play



Esta semana escrevo-vos sobre o conceito cada vez mais falado e, no entanto, nem sempre bem interpretado e que dá pelo nome de Fair Play.
Não há jogo, campeonato ou torneio, seja de que modalidade for, mas especialmente no futebol, em que não se aborde com “pompa e circunstância” o Fair Play, tanto é que a somar aos tradicionais cartões amarelo e vermelho surge agora o cartão branco, que vem exatamente premiar o Fair Play.
Mas afinal o que é o Fair Play?
É um estrangeirismo que no original, em Inglês, significa “jogar legal”, ou seja dentro das normas e do regulamento.
Rapidamente o conceito foi alargado a comportamentos dentro do campo que demonstrem nomeadamente amizade, respeito e espírito desportivo, vendo-se assim ampliado a mais do que comportamentos passando a impor-se antes como um modo de pensar.
Entendo assim o Fair Play como muito mais do que dar a mão ao adversário, depois deste ter caído, apertar a mão num pedido de desculpa ou uma ou outra palmadinha nas costas, mais do que tudo isto – que também é importante, e muito – o Fair Play deve vir de dentro.
Assim o conceito abrange também a atitude positiva com que se entra em campo, a luta por ganhar pontos sem prejudicar o adversário – sendo que obviamente em qualquer jogo haverá sempre um vencedor e um vencido – respeitar-se a si próprio não se deixando manipular por condutas incorretas, respeitar os colegas, os adversários e os técnicos e entender este conjunto como indispensável ao resultado.
Não se joga sozinho, precisamos de 11, não se joga contra ninguém, precisamos de adversário…e temos obviamente de contar com a presença da equipa de arbitragem que serve exatamente para corrigir as falhas e fazer cumprir as regras.
Todos falhamos, também é natural, faz parte da natureza humana e faz parte do crescimento aprender com os erros de hoje para fazer melhor amanhã. Ter consciência de que não sabemos tudo e que a partilha é sempre positiva, em suma ter espírito aberto para aprender e humildade para acatar as consequências dos nossos erros.
video
Fotografias gentilmente cedidas por Tiago Marques 

O desafio do passado dia 8 de março foi disputado nas nossas instalações frente ao Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão e o resultado foi de 2 bolas a 4.
Foi o Alfarim que inaugurou o marcador logo no primeiro minuto de jogo com golo da autoria de Pedro Jesus. O Segundo golo da equipa anfitriã foi da autoria de Leonardo Ribeiro, já perto do apito final.
Salienta-se a atitude positiva do coletivo, que entrou bem em campo e lutou com garra até ao ultimo minuto, e tendo em conta que, durante a maior parte da partida, se jogou com menos um elemento, foi assim bastante relevante todo o desempenho. Parabéns!

Anabela Pinto Coelho

Complexo Desportivo de Alfarim Complexo Desportivo de Alfarim Complexo Desportivo de Alfarim Complexo Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim
 
 
 
 
Copyright © 2007-2016. Grupo Desportivo de Alfarim - Todos os direitos reservados
Blog criado e actualizado por Mário Pinhal | Colaborações: Branca Vidal e Anabela Pinto Coelho