Início » , » Iniciados: G.D.Alfarim 0 X G.D. Os Amarelos 4

Iniciados: G.D.Alfarim 0 X G.D. Os Amarelos 4

O lado "B" do Futebol
O que tem o futebol de diferente e singular que o torna quase um motor que faz mexer multidões, que arrasta verdadeiras legiões de fãs por todo o mundo?
Do cantinho mais recôndito às grandes metrópoles, por todos os cantos do mundo, novos e velhos, letrados e iletrados, todos reconhecem os jogadores como verdadeiros ídolos e consequentemente um exemplo de vida para os mais jovens.
Não sendo sequer a actividade desportiva mais antiga, pensa-se que remonta ao século III A.C., é, no entanto, reconhecida como Desporto Rei.
Para alguns mais do que um desporto é quase uma filosofia de vida, existindo quase quem coma, beba e respire futebol!
Símbolo de masculinidade, é no futebol que os pais querem ver os seus filhos, perseguindo com eles um sonho que muitas vezes ficou pelo caminho.
A disputa entre clubes, por seu turno, é dos principais temas de conversa entre indivíduos do sexo masculino que, encarnando o papel de verdadeiros treinadores desenham as táticas infalíveis para vencer o adversário!
A evolução dos tempos veio mostrar que o futebol não é só para homens e assiste-se hoje a uma franca ascensão da modalidade na vertente feminina.
Continua, no entanto, a ser encarado, como um desporto para duros, olhando-se muitas vezes os atletas como autênticos guerreiros, qual gladiadores numa arena Romana!
Esta dureza origina por vezes alguns episódios menos saudáveis, menos bonitos e que em nada abonam pontos para o desporto rei. É feio quando vemos atletas de alta competição cometer infracções graves como são as agressões gratuitas e desnecessárias, que não levam a nada nem a lado nenhum, quer sejam físicas ou verbais. Grave é também assistir às movimentações de alguns grupos organizados que, sob a capa do apoio incondicional ao clube, cometem as maiores atrocidades…é grave, é feio, é lamentável.
Bonito e bom é sair de casa, com sol ou com chuva, para apoiar a equipa do nosso coração e fazê-lo de forma desinteressada.
Apoiar e acreditar até ao fim, mesmo nas condições mais adversas, e então quando se trata de escalões de formação, este – como alguém lhe chamou e bem! – este lado B do futebol, vale mesmo a pena!
Vale a pena vê-los crescer, vale a pena estar presente, vale a pena os cumprimentos pela manhã, vale a pena as lágrimas que às vezes já nos (me) envergonham, porque a vida é mesmo assim: feita de pequenos momentos que nos ensinam a crescer e a criar laços fortes e duradouros que dificilmente se irão desmanchar.
Esta semana os Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim receberam os Amarelos da vizinha cidade de Setúbal, o resultado foi negativo, perdemos por 4 bolas a 0.
Mas mesmo assim, valeu a pena, nem que tenha sido para ver o Bruno Correia jogar como ainda não tinha jogado este ano…parabéns!
Este é afinal o lado B do futebol, o lado bom, aquele que vale sempre a pena!

video
Fotografias gentilmente cedidas por Tiago Marques

Anabela Pinto Coelho  
Complexo Desportivo de Alfarim Complexo Desportivo de Alfarim Complexo Desportivo de Alfarim Complexo Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim Pavilhão Desportivo de Alfarim
 
 
 
 
Copyright © 2007-2016. Grupo Desportivo de Alfarim - Todos os direitos reservados
Blog criado e actualizado por Mário Pinhal | Colaborações: Branca Vidal e Anabela Pinto Coelho