sexta-feira, 28 de novembro de 2014

KARATÉ: ESTÁGIO NACIONAL DE INVERNO L.N.K.P.


ESTÁGIO NACIONAL DE INVERNO L.N.K.P.

PAVILHÃO ESCOLA SECUNDÁRIA DE SANTO ANTÓNIO - CIDADE SOL

29 DE NOVEMBRO DE 2014
DAS 15h ÁS 18h

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Iniciados: USCSantiago do Cacém 7 X G.D.Alfarim 0

Com aviso marcado para as 7 horas da manhã, foi sensivelmente pouco depois dessa hora que a equipa de Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim, acompanhada da respetiva comitiva, rumou ao Alentejo, concretamente a Santiago do Cacém para defrontar a equipa do União Sport Clube.
Cerca de 90 minutos depois estávamos a chegar ao Estádio Municipal Miróbriga e eram precisamente 10H32 quando o juiz da partida deu início ao desafio, decorrendo a primeira parte de forma bastante emotiva uma vez que ambas as formações se debateram num jogo “mano a mano”, calhando a sorte ao anfitrião na inauguração do marcador mesmo no último minuto da primeira parte, num momento em que as redes do Alfarim ficaram momentaneamente desprotegidas.
Recolhidos ao balneário para os habituais e necessários minutos de reflexão e orientações técnicas, era espectável por parte de quem assistia que seria possível dar a volta ao resultado, até porque e não querendo de forma alguma apontar desmérito ao adversário, não se observou, no entanto, superioridade táctica de realce que justificasse o que se acabou por assistir na segunda metade da partida.
No entanto o que se observou foi quase incompreensível: o rendimento baixou de uma forma desastrosa e o União brilhou em casa marcando mais 6 golos, cabendo ao Alfarim trazer de regresso uma das mais pesadas derrotas do campeonato…
Não é meu hábito tecer comentários, não tenho sequer o direito de escrever sobre aquilo que não tenho competência para analisar mas...por favor...não podemos perder assim...
Ainda não foi esta semana que se conseguiu quebrar o enguiço, está difícil, mas é necessário acreditar, continuar a trabalhar, nunca desistir nem tão pouco baixar a cabeça e lutar até ao fim com garra e amor à camisola.
Ficou de positivo o convívio durante a hora do almoço, ainda em terras alentejanas, onde houve lugar à celebração do aniversário do Francisco que completou no domingo 13 primaveras, não teve o melhor presente - que seria a vitória da equipa, mas deu o seu melhor durante toda a primeira parte de forma empenhada como aliás já nos habituou!
Agradecemos à Junta de Freguesia do Castelo o transporte dos atletas e ao Mister João Ribeiro por nos ter acompanhado e claro aos fiéis companheiros destas andanças que todas as semanas afinam as gargantas para gritar bem alto o nome do nosso clube.
A todos vocês, obrigado!

Anabela Pinto Coelho

FUTEBOL: Mapa de jogos de 29 e 30 de Novembro de 2014


FUTEBOL: Resultados


terça-feira, 18 de novembro de 2014

GD ALFARIM VAI INAUGURAR OS NOVOS BALNEÁRIOS



O Grupo Desportivo de Alfarim tem marcada para o próximo dia 8 de Dezembro, pelas 14h30, a inauguração dos Novos Balneários do Centro Desportivo de Alfarim.
Esta é mais uma obra levada a cabo pelo clube da Freguesia do Castelo, Concelho de Sesimbra.
Ao longo dos seus 38 anos de história, o Alfarim, nascido a partir de uma Sede alugada na aldeia, tem sabido crescer e colocar ao serviço da população um conjunto de infraestruturas, que o colocam ao nível de outros rivais do Distrito de Setúbal.

Numa aldeia com cerca de 760 habitantes (de acordo com os censos de 2011), o Grupo Desportivo de Alfarim consegue movimentar nas suas instalações, mais de 320 atletas, distribuídos pelas diversas modalidades colocadas ao serviço da população, havendo ainda a acrescentar todos os que utilizam o pavilhão e o relvado para praticar Futsal ou Futebol Amador. É obra!

Iniciados: GDA 0 X ADQC 1

Esta semana atrevo-me a começar a nossa crónica com um excerto da canção do Sérgio Godinho, aquela que quase todos conhecemos (nós, os mais velhos claro, que os mais novos nem sabem quem o dito é!): “Ai eu estava quase morto no deserto e o Porto aqui tão perto…!”
Pois se custa perder, custa sempre, perder por muitos custa demasiado …até porque são sempre cobradas respostas e soluções milagrosas prontamente apresentadas como se no futebol a coisa se resumisse à simples equação de 1+1=2…mas, caramba (!), perder como se perdeu esta semana, deixa mesmo na boca um saborzinho amargo, porque a margem foi mínima e bolas, bolas, bolas, esta semana jogou-se futebol!
Então antes de mais, permitam-me dar os parabéns aos Iniciados pela postura demonstrada, esta semana sim sentiu-se mais equipa, mais concentração, mais garra, mais vontade, agora é só continuar a trabalhar, dar nos treinos tanto ou mais daquilo que se dá nos jogos, ter humildade para ouvir e aprender e depois jogar com alegria, fazer das manhãs de domingo momentos de partilha de ensinamentos e sobretudo muita amizade, até porque, caso ainda não tenham reparado, no final a única coisa que vão levar são os nossos aplausos e muitas nódoas negras!
A partida desta semana teve lugar no Complexo Desportivo de Alfarim, onde recebemos a formação da ADQC, iniciou-se pelas 10h30 da manhã, chegando-se ao intervalo com o marcador empatado a zero bolas.
Foi no abrir da segunda parte que o visitante marcou aquele que viria a ser o único golo da manhã, definindo assim o resultado final em 0 a 1.
Realçamos mais uma vez, esta semana, a atitude positiva da equipa e o resultado que, apesar de negativo, esteve longe de ser desprestigiante.
Domingo rumamos a Santiago do Cacém, onde contamos com o habitual apoio de todos, até lá bons treinos e boa semana!

Anabela Pinto Coelho

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Iniciados: CCDBrejos de Azeitão 7 X GDAlfarim 1

A equipa de Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim deslocou-se no passado domingo, dia 9 de novembro, às instalações do Centro Cultural e Desportivo dos Brejos de Azeitão para defrontar a formação local, saldando-se o resultado em 7 bolas a 1 a favor do anfitrião.
A partida teve inicio passavam 4’ das 9h00 da manhã, a chuva ameaçava cair a todo o momento embora alguns raios de sol teimosos fossem surgindo por entre as nuvens e foi entre esta intermitência que a equipa dos Brejos inaugurou o marcador, mal tinham passado 5’ do inicio do desafio.
Depois do primeiro golo sofrido o Alfarim acusou a pressão pela positiva e partiu para o ataque ocupando o meio campo adversário durante consideráveis minutos.
Aos 11’ o Alfarim sofre o segundo golo da manhã, num momento em que o guardião se adiantou, o que pode sempre ser positivo, no entanto o trabalho tem de ser coordenado com a defesa que, neste caso ficou demasiado atrasada.
A partir daqui o rendimento decresceu e até ao intervalo sofremos mais 3 golos.
Na segunda parte e sensivelmente ao minuto 6’, o anfitrião sobe a sua já grande vantagem marcando o sexto golo da manhã.
À semelhança do que já vem sendo hábito, e talvez seja importante perceber porquê, nesta segunda parte a equipa esteve mais ativa, mais entrosada e surgiram mais algumas jogadas de realce nomeadamente a que deu origem ao único golo do Alfarim, momento em que o atleta João Coelho, acreditando até ao fim, tirou literalmente o esférico dos pés do guardião do Brejos, passando-o ao colega Rodrigo Marques que, oportunamente, marcou a favor da formação azul e amarela.
Antes do apito final o anfitrião ainda teve tempo para marcar mais um, definindo assim o resultado final, em 7 bolas a 1.
Continuo a acreditar no valor da equipa, continuo a acreditar que todos vocês sabem, querem e podem fazer mais e melhor, por isso no próximo domingo em Alfarim lá estaremos à hora marcada, para todos juntos elevarmos o nome do nosso clube mais alto e fazê-lo chegar mais além, porque juntos somos grandes!
Tenho neste momento como leitura de cabeçeira a última obra do escritor português José Rodrigues dos Santos – A Chave de Salomão, e é com um excerto da obra que me despeço esta semana, deixando-vos, mais uma vez, um convite à reflexão:
“(…)Uma equipa de futebol é muito mais do que a soma de 11 jogadores, resulta assim das propriedades emergentes entre cada elemento que a compõe(…)”

Anabela Pinto Coelho

domingo, 2 de novembro de 2014

Iniciados: G. D. "Os Amarelos" 5 X G. D. Alfarim 2

Hoje apeteceu-me iniciar esta crónica não com um simples relato dos acontecimentos mas antes com um apelo: MOTIVAÇÃO PRECISA-SE!
E depois continuar não com respostas mas antes com perguntas:

  1. Afinal escolheu-se jogar futebol porquê?
  2. O que se entende por futebol?
  3. Quais as melhores recordações que guardam dos últimos 4 ou 5 anos?
  4. Onde gostariam de estar daqui por mais 4 ou 5 anos?
E vocês aí desse lado pensam: Olha a "cronista de serviço" do Alfarim, esta semana passou-se de vez...
Não...a cronista não é cronista, não é jornalista, nem tão pouco comentadora desportiva...a cronista é sobretudo a vossa seguidora e admiradora n.º 1 e gosta, acreditem, muito de todos vocês...e é por isso que me entristece que continuem a complicar o que é fácil e a procurar soluções onde elas não existem, porque os ingredientes para o sucesso estão mesmo à vossa frente, à vossa volta, estão dentro do grupo: são vocês próprios!
Só juntos vão encontrar a receita para a vitória, porque o jogo pode correr menos bem, o adversário pode ser mais forte mas se jogarmos juntos, com um objetivo comum, os resultados podem tardar mas, acreditem, vão surgir.
Não se limitem a gritar vamos ganhar, abracem-se com amizade, sintam o clube que vos dá o nome que trazem na camisola, acreditem no vosso valor coletivo e entrem em campo de cabeça erguida e lembrem-se que cada um de vós faz a equipa mas sobretudo é a equipa que vai fazer com que cada um cresça, evolua e chegue mais além.
O jogo desta semana foi antecipado para a tarde de sábado, dia 1 de novembro, pelas 15h00 e teve lugar no Complexo Municipal da Bela Vista, em Setúbal e teve o resultado de 5 bolas a 2 a favor da equipa anfitriã - o Grupo Desportivo Os Amarelos.
Os golos do Alfarim foram marcados na sequência de grande penalidade, ambas as faltas sofridas pelo atleta Rodrigo Marques e foram marcados, o primeiro pelo Capitão Fernando Veríssimo e o segundo pelo próprio Rodrigo Marques.
Comentários de ordem técnica deixo para quem sabe, da minha parte, fica aqui o desafio, reflitam, procurem as respostas, concentrem-se, acreditem...juntos somos grandes!

Anabela Pinto Coelho