segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Iniciados: GDA 2 X Palmelense 3

A 3.ª jornada do campeonato foi disputada em casa frente à formação do Palmelense, no domingo, dia 26 de outubro e teve início pelas 11h20 da manhã, tendo-se realizado imediatamente antes do apito inicial, um minuto de silêncio pelo falecimento do ex-árbitro de futebol Paulo Macau, falecido na passada segunda-feira.
Foi aos 17’ do desafio que o Palmelense inaugurou o marcador, na sequência de pontapé livre marcado à entrada da área. Cerca de 5’ depois sobe a vantagem, na sequência de uma jogada de contra-ataque em que a defesa do Alfarim se deixou ficar demasiado permeável, deixando o caminho livre ao adversário.
Com algumas jogadas de realce e algumas investidas à baliza adversária, o Alfarim mostrou ainda vontade e garra de alterar o marcador, tendo-se, no entanto, verificado que a formação ainda denota dificuldade na construção das jogadas coletivas.
A segunda parte da partida teve inicio às 12h15 e volvidos 6’ o visitante volta a subir a sua vantagem. Ainda se aplaudia uma recém excelente defesa do nosso guardião Tomás Matos, já o esférico, teimoso, entrava nas nossas redes!
Sensivelmente 4’ depois Rodrigo Marques sofre falta na grande área e na cobrança da respetiva grande-penalidade, marca um merecido golo para a equipa da casa.
Já perto do apito final, foi a vez de Leonardo Ribeiro marcar um oportuno golo que permitiu que, embora negativo, o resultado fosse mais reconfortante, ficando-se assim pela margem mínima de 2 bolas a 3.
Assim sendo e porque a formação é mesmo isto, ficamos com a esperança de que as próximas semanas venham a dar frutos, que os nossos jovens tenham a humildade de acatar as críticas que são sempre construtivas e a capacidade de nos 3 dias que dispõem de treino mostrar capacidade de trabalho para que, todos juntos, possamos levar o nome do nosso clube sempre mais alto.
Todos pelo Alfarim, os Iniciados agradecem!

Anabela Pinto Coelho

PATINAGEM: TORNEIO ESTRELITAS





FUTEBOL: Mapa de jogos de 1 e 2 de Novembro de 2014


FUTEBOL: Resultados


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Iniciados: Leão Altivo 5 X G. D. Alfarim 1

A equipa de Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim deslocou-se no domingo, dia 19 de outubro, ao Campo n.º 2 da Medideira para defrontar a formação do Leão Altivo, num jogo a contar para a 2.ª jornada do campeonato, saldando-se o resultado numa pesada derrota de 5 bolas a 1.
A partida teve início às 11h10 da manhã e foi o anfitrião que, decorridos 10’, inaugurou o marcador, sendo que, cerca de 7’ depois sobe a vantagem para 2 bolas a zero.
Perto do apito para intervalo a equipa da casa marca o 3.º golo da manhã, mostrando-se confiante, com algumas jogadas de realce, sendo visível sobretudo a capacidade de desmarcação e posse de bola, que, no nosso caso, ficou aquém das expectativas.

 A segunda parte teve inicio eram precisamente 12h00 e 6’ volvidos já o Leão Altivo marcava o 4.º golo. No entanto começou-se a observar nesta fase do jogo mais competitividade por parte dos jogadores do Alfarim, pressionando mais e com mais eficácia o adversário, chegando assim a recompensa aos 12’ com um magnífico golo da autoria de Rodrigo Marques.
Mesmo a chegar ao final sofremos o 5.º e derradeiro golo.
Foi uma manhã difícil, sofrida, em que se esperava mais brilho, mais destaque, mais convicção, mas acontece, jogo é jogo, não existem dois jogos iguais, às vezes falha a inspiração, a concentração, sei lá …faltou qualquer coisa mais…
Pormenores de carácter técnico, vou deixar, como sempre, para quem tem competência para tal, acredito, no entanto, que para a semana vai correr melhor!
A todos os que nos acompanharam, os Iniciados agradecem!


Anabela Pinto Coelho

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

FUTEBOL: Mapa de jogos de 18 e 19 de Outubro de 2014


FUTEBOL: Resultados


Iniciados: GDA 0 X Barreirense "B" 3

Inicío do campeonato molhado e desolado...

A manhã do dia 12 de outubro chegou envergonhada, cinzenta e fria, acompanhada de chuva e vento, antecipando o inverno que ainda deveria tardar.
Mas jogo é jogo, compromisso é compromisso, e assim à hora marcada os Iniciados do Alfarim lá estavam, determinados e confiantes para o primeiro jogo do campeonato.
O apito inicial fez-se ouvir eram precisamente 11h22, minutos depois do hilariante momento em que, depois de detetada uma anomalia nas redes de uma das balizas, foi a mesma reparada pelo técnico Luis Gaboleiro com a ajuda do atleta João Coelho, que afinal – ninguém sabia! – também tem jeito para a costura!

Dado finalmente o pontapé de saída, os jovens anfitriões foram à luta, tendo por adversário a formação do Barreirense.
Para além dos atletas em campo, diga-se em bom rigor, que foram também protagonistas a chuva que teimou em cair durante todo o desafio e o vento que soprando com mais ou menos força foi fazendo parte da construção ou desconstrução das jogadas. Durante a primeira parte do desafio foi notória a superioridade da equipa visitante que com mais facilidade conseguiu ultrapassar as dificuldades surgidas, embora a formação do Alfarim tenha ainda assim criado alguns lances de perigo à baliza do adversário que, no entanto, ficaram por concretizar.
Resultado deste talvez pouco entrosamento da equipa, foram os dois golos marcados pelo Barreirense, o primeiro aos17’ e o segundo aos 22’.
Na segunda parte da partida, embora se tivesse observado um acréscimo de garra do coletivo, já não foi possível inverter o marcador, sendo que a equipa visitante marcou ainda mais um golo, sensivelmente aos 31’.
Solidários com os atletas e também sem medo da chuva, lá estiveram, na bancada, familiares e amigos, dando o habitual incentivo ao grupo e mostrando que juntos somos grandes.
Na próxima semana a deslocação será ao Campo da Medideira para defrontar o Leão Altivo, lá vos esperamos, para apoiar os nossos atletas e gritar bem alto pelo Alfarim, a todos os Iniciados agradecem!

Anabela Pinto Coelho

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Geração 2000


Parece que foi ontem...não foi...já passaram 4 anos desde que, pela primeira vez, tive a oportunidade de aqui escrever umas palavras de apoio à então equipa de Benjamins, pela oportunidade agradeço hoje e aqui, que considero ser o sitio certo, ao Mário Pinhal, que embora longe da sua terra natal, continua sempre com o Alfarim no coração!
Obrigada Márinho!
A minha ligação ao Alfarim já vem, no entanto, de trás, afinal feitas as contas já são 10 anos a respirar azul e amarelo...
Quando se fala de Geração 2000, parece difícil já terem passado 10 anos, mas é verdade, quando cá cheguei (e falo agora no meu caso pessoal, ou seja no meu filho que chegou cá com apenas 4 anos) as camisolas tapavam os calções, mais pareciam vestidos e o meu pequeno atleta, na altura o mais novinho, quase não se via no meio dos mais velhos...velhos tempos...
Tempos em que aqui recebeu os primeiros ensinamentos e onde nos treinos era frequente ouvir da boca do então treinador: "Queres ser jogador? Então levanta-te, jogador de futebol não cansa!"
Estas palavras que se ouviam na época, proferidas de forma quase rude, por quem tinha mais vontade de ensinar do que formação, vieram a mostrar-se de grande sabedoria, são palavras que nos acompanham ao longo desta década, dez anos a cair e a levantar porque afinal um jogador de futebol nunca se cansa!
Obrigado Mister António!
E depois, depois vieram as amizades, os companheiros de relvado, as várias equipas, os vários treinadores, o inicio da competição, as derrotas, as vitórias, as tristezas, as alegrias, os abraços, os aplausos, as lágrimas emocionadas das mães coração de manteiga, as melhores táticas ditadas das bancadas, os torneios, as taças, os troféus...o crescimento, a formação, a construção de uma equipa de jovens guerreiros!
Chegamos assim ao ano de 2014, e a Geração 2000? A Geração 2000, na maioria, já calça acima do 40 e já não faz da camisola vestido, a Geração 2000 já tem borbulhas na cara, já penteia o cabelo ao estilo dos craques do Real Madrid e desfila no relvado pedindo o apoio da claque como se fossem profissionais e os melhores do mundo!
E são, pois claro, ora essa, com certeza, para nós são sempre os nossos campeões!
A equipa de Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim conta este ano com muitas novidades, assim temos os atletas que repetem o escalão, temos os atletas que subiram do escalão de Infantis e temos atletas que vieram de outros clubes e até quem se tenha estreado esta época. Estreia no clube é também a do técnico que estará ao comando dos Iniciados, é o Mister Nuno Brandão, a quem desejamos as maiores felicidades.
Ausentes este ano da equipa estão dois dos mais antigos atletas do grupo, Miguel Vicente e David Amiano, que por motivos de ordem pessoal decidiram fazer uma pausa no futebol, aos dois em meu nome pessoal, que acredito seja extensível aos colegas e dirigentes, desejo as maiores felicidades, por aqui ninguém vos vai esquecer, aos dois, por tudo, muito obrigada!
À equipa de Iniciados que no próximo domingo inicia a época recebendo a formação do Barreirense, desejo uma época repleta de sucessos, muita alegria e bom futebol.
Eu, enquanto vocês quiserem, vou continuar por aqui...estar ao vosso lado é para mim um privilégio, obrigada!

Anabela Pinto Coelho