segunda-feira, 31 de março de 2014

FUTEBOL: Mapa de Jogos de 5 e 6 de Abril de 2014


FUTEBOL: resultados


Iniciados: ADQC 2 X G.D. Alfarim 1

É sem dúvida um dos maiores e mais expressivos motores da sociedade, arrastando milhões, unindo gerações, estratos sociais, fazendo-nos vibrar, rir e chorar, alterar todos os planos de vida e enfrentar chuva, frio ou mesmo o sol a pique no horizonte; faz esquecer diferenças, coloca em segundo plano os problemas do dia-a-dia, é o maior desporto de massas do mundo: é o futebol!
E é por tudo isto e muito mais que todas as semanas saímos de casa para apoiar incondicionalmente aqueles que, para nós, são os melhores: Os Iniciados do Alfarim!

Esta semana o desafio foi antecipado, tendo-se disputado nas instalações da ADQC, no sábado, 29 de março, com inicio pelas 15h30 e tendo a nossa formação saído derrotada por 2 bolas a 1.

A primeira parte da partida resumiu-se em 35’ de nervos, um jogo tenso em que o anfitrião pressionou o Alfarim e aos 9’ inaugurou o marcador.
Cerca de 2’ depois foi a vez do Alfarim tentar mudar o destino do jogo, e foi o defesa-esquerdo David Amiano que com a garra que o caracteriza, marcou um belíssimo golo, colocando o marcador empatado até ao intervalo.
O restante tempo da primeira parte desenrolou-se de forma algo intermitente, pois parecia que os nossos atletas esta semana, de vez em quando, desligavam o botão ficando momentaneamente em modo off…!

Aos 5’ da segunda parte a formação da ADQC, na sequência de pontapé de canto, e numa clara atrapalhação da nossa defesa, sobe a vantagem, resultado que se manteria até ao final.

Embora neste segundo tempo se observasse mais alguma concentração do coletivo, mais posse de bola e consequentemente mais investidas na área do adversário, ficou-se muito aquém do esperado, do pedido, e daquilo que efetivamente sabemos que se tem capacidade para fazer.
Mas o futebol tem destas coisas, não há dois jogos iguais, nem sempre se consegue passar da teoria à prática, há dias de falta de inspiração, falta de sorte …

Recapitular os 70’ desta partida, é relembrar a equipa do Grupo Desportivo de Alfarim, não a jogar contra a ADQC, mas sim a jogar contra si mesma!
Contra as suas próprias movimentações, completamente presa de movimentos, chegando ao ponto de o seu colega atrapalhar um movimento defensivo e/ou ofensivo, o Alfarim levou todo o jogo a lutar contra 2 equipas e a mais difícil foi contra ela própria. Por vezes os nossos atletas esquecem-se que basta jogar futebol, divertirem-se e similarmente aplicar os automatismos treinados e aplicados semanalmente nos treinos. Em vez disso, desta vez, esqueceram-se de sentir prazer na prática do futebol, do jogo de equipa, da espontaneidade… estavam lá simplesmente porque o horário assim o predefinia. Esquecem-se que os pontos perdidos são como o tempo… não voltam atrás.

Em falta não esteve a claque, a família e os amigos que tanto à chegada com sol, como à saída já com o céu pintado de cinzento, de frio e desalento, lá se mantiveram, como sempre, no apoio incondicional, acreditando até ao último minuto que a vitória seria possível… não foi, paciência, domingo há mais, lá estaremos à hora marcada, os Iniciados agradecem!

Anabela Pinto Coelho e João Ribeiro

segunda-feira, 24 de março de 2014

PATINAGEM: CAMPEONATO DISTRITAL DE FIGURAS OBRIGATÓRIAS


FUTEBOL: Mapa de jogos de 29 e 30 de Março de 2014


FUTEBOL: resultados



5º Encontro Distrital de Petizes - Resultados:

GD Alfarim 10 - 0 Vasco Gama B (golos: Martim Dias - 3, Henrique Ezequiel - 3, Tomás Rocha - 2, Gabriel Cristovão - 1, André Ramos - 1)
GD Alfarim 1 - 0 Vasco Gama A (golo: Martim Dias)
AD Luvas Pretas 1 - 5 GD Alfarim (golos: Lourenço Narciso - 3, Henrique Ezequiel - 1, Martim Dias - 1)
Estrela Santo André 1 - 0 GD Alfarim

Iniciados: G.D. Alfarim 2 X União S.C. 0

 
O sol espreitava timidamente e a manhã apresentava-se fria, no domingo, dia 23 de março, quando, à hora marcada, os Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim receberam a formação do União de Santiago do Cacém.


A partida teve início pelas 10h34 da manhã e os jovens da equipa anfitriã mostraram-se motivados e assertivos na procura da baliza adversária, sendo o marcador inaugurado ao minuto 11 pelo atleta Rui Cláudio que, como já vem sendo habitual, se mostrou com um desempenho muito positivo.

O jogo foi-se desenrolando rápido, com muita troca de bola, o adversário foi dando luta mas a defesa do Alfarim esteve, mais uma vez, atenta e eficiente, cortando toda e qualquer investida.

Foi aos 26’ que Rodrigo Marques, apesar de estar a jogar em posição defensiva – uma boa aposta, pois tem-se destacado o potencial do atleta, nos brindou com um magnífico golo, fruto da desmarcação veloz e do remate certeiro que desferiu no esférico!

Chegamos assim ao intervalo a ganhar por 2 bolas a 0, resultado que se viria a manter até ao final do desafio.

Na segunda parte, devido às 6 alterações efetuadas na equipa, o G.D. Alfarim baixou as linhas ajustando a sua equipa para que os jogadores mais rotinados auxiliassem todos aqueles que provinham do banco de suplentes. Foi com orgulho que se verificou uma entreajuda de toda a equipa para com aqueles que menos minutos têm no terreno de jogo, mas que ao longo da semana dizem presente para continuar a sua evolução.
Além do esforço, de realçar ainda a grande oportunidade criada, onde o atleta Telmo podia, uma vez mais, estrear-se a marcar neste campeonato mas infelizmente acabou por sair por cima da baliza do adversário.

Esta semana foi então mais uma aposta ganha, mais 3 pontos no marcador, e venha o próximo.
Mais uma vez a todos os que estiveram presentes, os Iniciados agradecem!

Anabela Pinto Coelho e João Ribeiro 

terça-feira, 18 de março de 2014

FUTEBOL: 5º Encontro Distrital de Petizes


Iniciados: C.C.D.Brejos de Azeitão 0 X G. D. Alfarim 2

Nada melhor para animar o corpo e a alma do que uma radiosa manhã de sol, especialmente depois de tantos meses de inverno, que este ano tem sido especialmente frio e molhado!

E foi com um sol radioso e uma temperatura bastante acolhedora que às 8h30 da manhã de domingo, dia 16 de março, saímos do Complexo Desportivo de Alfarim rumo aos Brejos de Azeitão para defrontar a formação local.

Cerca de 4’ depois das 10h30, o juiz da partida fez soar o apito inicial, e foi com garra, determinação e uma atitude muito positiva que os jovens do Alfarim entraram em campo.

A primeira parte do desafio resumiu-se em 35’ de intenso futebol, na qual as duas formações se bateram de igual para igual, tendo, no entanto, a nossa equipa sobressaído, nomeadamente nas oportunidades de golo alcançadas, tendo-se concretizado a inauguração do marcador ao minuto 19, pelo pé do já habitual goleador de serviçoRui Cláudio!

Na segunda parte o anfitrião tentou alterar o resultado, sempre sem sucesso, onde se destaca a eficiência da barreira defensiva do Alfarim, atenta e inteligente, bem como o bom desempenho do guardião Rui Patrício.

A equipa da casa mostrou um futebol agressivo, atletas com porte de respeito, varrendo literalmente alguns dos atletas menos pesados do Alfarim que, no entanto e fazendo valer que os Homens não se medem aos palmos, não se deixaram intimidar, pois se iam ao chão (e foram muitas vezes!) prontamente se levantavam, se ficavam magoados – siga o jogo, que depois logo se vê, pois ali, dentro das quatro linhas, no passado domingo o objetivo era único, forte, visível no olhar de cada um, nas expressões, nas pernas velozes, no grito do capitão quando amiúde ia motivando e unindo o coletivo num “bora lá malta!”, o objetivo era GANHAR!

Ao minuto 27 desta segunda parte foi precisamente o Capitão Rodrigo Santana que definiu o resultado final, marcando um merecido segundo golo, levando ao rubro toda a assistência que já quase derretida pela força do sol nunca baixou a voz gritando bem alto: ALFARIM!

Até ao final do desafio, a equipa de Azeitão, tentou incidir o seu jogo num futebol mais direto apostando nos jogadores mais altos que foi colocando na frente após as 6 substituições. A equipa de Alfarim, com as alterações que foi efetuando, foi-se ajustando às alterações táticas do seu oponente e, espreitando sempre o contra-ataque, colocando a defesa visitada sempre em alerta.

Uma palavra especial aos pais, familiares e amigos que, à 18ª jornada, andam com a equipa “às costas” de freguesia em freguesia ao longo deste Distrito, quer após as vitórias quer nas derrotas… OBRIGADO!

Todos juntos somos grandes, os Iniciados agradecem!

Anabela Pinto Coelho e João Ribeiro

segunda-feira, 10 de março de 2014

Iniciados: G. D. Alfarim 1 X Alcochetense 5

A equipa de Iniciados do Grupo Desportivo de Alfarim recebeu no passado domingo, dia 9 de março, a formação do Alcochetense, saldando-se a partida em 1 bola a 5 a favor do visitante.

Eram 11h09 da manhã quando se ouviu o apito inicial e os jovens do Alfarim entraram em campo com tudo: garra e determinação foram as palavras de ordem e o líder da tabela classificativa teve a tarefa dificultada durante toda a primeira parte do desafio!
Foi aos 23’ que o marcador foi inaugurado e foi a equipa da casa quem merecidamente o fez!
Depois de duas jogadas consecutivas em que a bola teimou não entrar na baliza, Rui Cláudio é finalmente recompensado e marca, para grande alegria de todos, um magnífico golo.

Foi assim que chegamos ao intervalo, a ganhar por 1 bola a 0, a praticar bom futebol e fazendo crer que a vitória seria possível.

Na segunda parte o Alcochetense entrou determinado a assumir o controlo do jogo, reforçou a sua tática ofensiva, foi trocando jogadores, refrescando a equipa e aos 9’ após o intervalo chega à igualdade, passando para a frente do marcador cerca de 11’ depois.
O Alfarim continuou a dar luta, mostrando, no entanto, alguns dos jogadores já algum desgaste físico. Faltavam cerca de 15’ para o fim quando se fizeram as primeiras substituições, mas a equipa já não conseguiu dar a volta ao resultado. O visitante mostrou a sua superioridade, uma estrutura coesa e boa posse de bola e nestes últimos 15 minutos de jogo marcou mais 3 golos, anulando completamente a esperança num resultado mais positivo.

O Alfarim, apesar do resultado negativo, teve um desempenho à altura, deu luta, mantendo principalmente durante a primeira parte muita concentração, uma vez que a equipa técnica apostou esta semana num desenho de jogo ligeiramente diferente, sendo que os atletas se adaptaram facilmente às posições que lhe foram atribuídas.
De realçar aliás o bom desempenho de João Jesus, esta semana à baliza em virtude do impedimento dos 3 guardiões, mostrando-se ágil, desembaraçado, muito comunicativo com a equipa e embora o resultado não tenha sido o melhor, está de parabéns pela disponibilidade e sobretudo pela garra demonstrada!
A todos os que estiveram presentes no apoio incondicional à equipa, os Iniciados agradecem!

Anabela Pinto Coelho

FUTEBOL: Mapa de jogos de 15 e 16 de Março de 2014


FUTEBOL: resultados